• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Todos os Direitos Reservados - fev/2016

OGEDA Assessoria em Recursos Humanos 

Dados para contato

fernanda@ogeda.com.br

(11) 9.6424.6604

Buscar
  • fernandaogeda

Como contratar um Gestor com Assertividade?



"Contratar mal é como abotoar o primeiro botão da camisa errado. Todo o resto sairá errado também! " Vania Ferrari

Muitos empresários acreditam que fazer uma entrevista é algo fácil, é somente perguntar sobre sua experiência e selecionar por exclusão. E que somente depois de contratado o gestor poderá mostrar se realmente se encaixa ao perfil da empresa. Mas o preço a ser pago no caso de uma contratação errada é muito caro, dentre elas mudanças internas desnecessárias, expectativas frustradas, investimentos financeiros, equipe desmotivada.

Para ter mais assertividade na contratação de um gestor alguns passos devem ser seguidos:

Recrutamento: a maioria dos pequenos empresários buscam pessoas conhecidas para ocuparem os cargos de gestão para suas empresas. Existem outros mecanismos eficientes, como site de vagas e redes sociais.

Análise do currículo: esta etapa não deve ser desconsiderada, ou ainda o currículo ser lido em frente ao candidato. Leia com atenção e na entrevista tire dúvidas pontuais.

Entrevista com foco em conhecimentos técnicos: Analise quais são as principais funções que o candidato a Gestor terá, isso poderá ser feito através de uma descrição de cargo, onde constarão os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Verifique com perguntas fechadas como o profissional executava as tarefas elencadas ao seu cargo.

Entrevista com foco comportamental: O comportamento do gestor é fundamental para o sucesso em busca dos resultados. Elenque antes da entrevista quais são os comportamentos necessários para um gestor, isso também pode ser feito através de um mapeamento de competências dos cargos de sua empresa. Na entrevista faça perguntas para analisar como ele se comporta em situações do dia-a-dia.

Aplicação de Teste comportamental: Existem testes comportamentais que avaliam as principais características do candidato e ainda as características que impactam as competências necessárias para o melhor desempenho do gestor de sua empresa.

Verificar referências: Entre em contato com os Rhs ou empresários das empresas que o candidato já trabalhou, com o objetivo de verificar o motivo da saída dele da empresa e se existiu algo que o desabonasse.

Apesar de parecer fácil, o processo de contratação é o primeiro passo para o sucesso do projeto. Contratar um profissional para fazer a contratação será um investimento produtivo.

Maiores informações

Fernanda Ogeda

Master Coach

Especialista em contratação de Gestores.

fernanda@ogeda.com.br

(11)9.6424.6604

#contratar #comorecrutar #especialistaemcotnratargerentes

20 visualizações