• Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Todos os Direitos Reservados - fev/2016

OGEDA Assessoria em Recursos Humanos 

Dados para contato

fernanda@ogeda.com.br

(11) 9.6424.6604

Buscar
  • fernandaogeda

Por que você precisa de um Recrutamento e Seleção por Competências?


Você já ouviu falar de Recrutamento e Seleção por Competências?

Lá na base do RH temos o velho conhecido CHA:

Conhecimentos (ter o saber teórico de algo),

Habilidades (ter a capacidade de aplicar o conhecimento na prática) e


Atitudes (fazer aquilo que você tem conhecimento e habilidade),

As Competências são as combinações destes 3 fatores e são divididas em Competências técnicas e as Competências Comportamentais.

Já ouviu falar naquele ditado: "Somos contratados por nosso conhecimento e demitidos por nossas atitudes"?

O que este ditado quer dizer é que somos contratados por competências técnicas e demitidos por competências comportamentais.

O primeiro passo para a seleção por competências é a identificar quais as competências comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos da sua empresa através da análise da missão, visão e valores da sua estratégia organizacional, bem como, junto a diretoria e liderança direta, verificar quais são as competências comportamentais para que o profissional tenha um melhor desempenho.

Por exemplo, o profissional deverá possuir a competência de Comunicação, ou seja, ele deve possuir a capacidade de escutar, fazer perguntas, expressar conceitos e ideias de forma efetiva, esperasse os seguintes comportamentos: compartilhar informações relevantes, comunicar suas ideias de forma clara e conexa, expressar claramente seus objetivos, estratégias e responsabilidades, saber quando e a quem perguntar para levar um propósito a diante.

Desta forma o profissional de RH deve estar preparado para conduzir a entrevista de forma que possa observar em seus candidatos estas características, isso irá minimizar as chances de contratar alguém que não irá se identificar com o trabalho a ser exercido. Logo, aumenta o nível de satisfação no trabalho e reduz a rotatividade dos membros na empresa, garantindo então, uma redução nos custos operacionais da organização.

Outra forma de se recrutar por competências além de entrevistas é utilizar os testes comportamentais, que analisam as características pessoais dos candidatos, qual seu estilo de liderança e ainda, analisa individualmente cada característica pessoal do candidato que pode impactar nas Competências comportamentais elencadas pela empresa com essenciais para o cargo.

Mas por que fazer tudo isso? Os benefícios são muitos, Assertividade na contratação, menor tempo de adaptação do profissional no cargo e junto a empresa, redução nos custos e investimentos futuros em treinamentos e capacitação, diminuição do turnover, equipe mais madura e produtiva e uma seleção baseada em competências reduz possibilidade do candidato simular uma imagem que não condiz ao seu perfil verdadeiro no processo seletivo. Para o profissional contratado também existem benefícios, já que por estar em um ambiente que se assemelha ao seu perfil, terá mais motivação com trabalho e possibilidade de crescimento e sucesso profissional e pessoal.

A partir de agora, quando for contratar um profissional, invista em um Recrutamento e Seleção por competências. Forme uma equipe com os melhores profissionais dentro de suas necessidades e tenha melhores resultados.

Ogeda, Fernanda


50 visualizações