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"Eu me conheço, aprendo a me gerenciar, pra depois conhecer e gerenciar você."


"Eu me conheço, aprendo a me gerenciar, pra depois conhecer e gerenciar você."


Apesar do que parece para os líderes, as mudanças que são necessárias na empresa, não começam por mudar os comportamentos do colaboradores, começa nos próprios líderes!

Todo líder primeiro precisa se conhecer, identificar seus pontos fortes, pontos de melhorias, seus limites. Ainda é preciso aprender a se Auto-gerenciar, gerenciar seu tempo, sua energia, sua comunicação e suas emoções. Primeiro trabalhar o seu "eu" e após conhecer cada "membro da equipe", seus estilos e comportamentos, estudar as motivações e como agir com cada um. Outro ponto de suma importância é o líder saber que as pessoas são diferentes, portanto, será necessário uma comunicação diferente com cada pessoa. Existem pessoas introvertidas e extrovertidas, focadas em tarefas ou focadas em resultados, aquelas que são emocionais e as racionais, as rápidas e as que prezam por qualidade, e ainda, as que pensam no coletivo e as que gostam de ter resultados individualmente. Após todo este entendimento e percepção o líder estará apto a gerir e conduzir equipes,e por acrescentar aos seus conhecimentos técnicas e ferramentas da gestão moderna poderá ter resultados muito melhores, tanto no clima, na retenção de profissionais quanto nos resultados (satisfação de clientes e performance da equipe).

Acredito muito nessa mensagem e que ela é a base para que todo o líder tenha melhores resultados. Porém agir desta forma é como construir um empreendimento, primeiro tem que ser feito a fundação, o alicerce para depois ser construído o restante. No caso do líder a base o alicerce seria trabalhar o "eu" (Autoconhecimento + Auto-gerenciamento), conhecer o "você" estilos e comportamentos dos outros, para assim saber conduzir e lidar com cada pessoa, ai o restante do empreendimento com técnicas e ferramentas de gestão moderna alinhadas ao seu perfil de lider e a cultura da organização.

Se não construir esta liderança com uma base sólida, como qualquer empreendimento, a liderança pode desabar. 💥


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OGEDA Assessoria em Recursos Humanos 

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