Buscar
  • fernandaogeda

Quero ter resultados diferente sem mudar nada! Você também?

Alguém decide que vai emagrecer, começa dieta, faz um dia, dois, três e... para.

Outra pessoa vai a um evento, ouve métodos e dicas inovadoras, chega na empresa e é tomado pelos problemas e pela e rotina e... não implanta nada.

Por incrível que parece todo mundo tem o desejo de obter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito. Agora é aquele momento que você diz pra si mesmo: Pois é, isso acontece comigo!

Então como você pode obter uma nova forma de agir para obter resultados melhores? Por que o outro consegue modificar suas ações e eu não?

Eu te digo o segredo de como mudar e não voltar mais a parar ou não conseguir implantar algo novo na sua vida, na sua equipe ou na sua empresa.

Primeiro você precisa entender a causa de não conseguir ou de desistir: Seu cérebro está te boicotando. Sim, é isso mesmo! Toda vez que você aprende algo novo é mecânico no início, certo? Tente lembrar quando você aprendeu a dirigir... era necessário uma alta concentração para cada ultrapassagem, para sair com o carro do lugar (lembrar o bendito ponto da embreagem para não deixar o carro morrer) e você até conseguia, mas era uma certa vitória chegar ao destino "inteiro". Ou seja, quando fazemos algo novo não é natural, não temos habilidade, por isso precisamos nos concentrar e aprender a ponto de desenvolver habilidade. Neste momento de aprendizagem seu cérebro vai criar novas conexões cerebrais e para isso irá vibrar em uma frequência bem alta, oque o fará gastar MUITA energia. Em contra partida seu cérebro (como todo seu corpo) foi feito para economizar energia para momentos de urgência, sendo assim ele irá dizer pra você: "Pôxa porque vamos fazer isso e gastar energia, volte a sua zona de conforte e vamos nos poupar", e é aí que você vai... parar, desistir ou voltar rotina ou comportamento anterior.

Mas existe solução!

Para que você faça algo novo, mude um comportamento e consiga implantar algo novo, seja em você mesmo, na equipe ou na empresa você deve seguir a metodologia do 21/90.

No livro best seller O Poder do Hábito, Charles Duhhig considera que são necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito (os hábitos são, essencialmente, padrões de comportamentos e acabam se tornando uma parte do que somos). Claro que existe a individualidade de cada um que pode levar a uma variação, como mostrado no estudo de Phillipa Lally, pesquisador de psicologia da saúde na University College London, publicado no European Journal of Social Psychology, no qual foi evidenciado que a partir de 18 dias consegue-se mudar um hábito (mas pode variar dependendo da pessoa, do comportamento e circunstâncias).

Uma forma simples de adquirir um novo hábito é estabelecer um programa de 21 dias. Determine o que você quer ou precisa que se torne uma rotina. Estabeleça um horário que você possa se dedicar a isso. E passe a repetir por 21 dias consecutivos. Muito provavelmente você encontrará resistência no início, mas do 22º dia em diante a ação será executada com naturalidade e você sentirá falta se não realizá-la, pois seu cérebro já estará habituado com a prática. Sem esforço nem desconforto.

Agora para que se torne um estilo de vida e você não volte a ter o mesmo comportamento de antes, consiga mudar ou implantar algo novo de verdade, aíserá necessário 90 dias executando um novo comportamento, que como vimos após 22° dia não será mais mecânico e após 90 dias já fara parte do novo estilo de ser, que pode ser seu, da sua equipe ou da sua empresa.

Então agora me conte... O que você irá mudar de agora em diante?

Deixe seus comentários e experiências, será muito bom dividir suas histórias.

Grande Abraço!

Fernanda Ogeda

259 visualizações2 comentários

OGEDA Assessoria em Recursos Humanos 

Todos os Direitos Reservados - fev/2016

  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

Dados para contato

fernanda@ogeda.com.br

(11) 9.6424.6604

Nossas redes sociais